Dor Orofacial

Voltar

Sobre a especialidade

Na maioria dos casos, as dores que surgem na região da boca e da face têm origem dentária, isto é, existem devido à inflamação ou infeções dos dentes ou tecidos de suporte. No entanto, dores de cabeça, ouvidos, ou dores difusas podem estar relacionadas com problemas ao nível dos músculos ou da articulação temporo-mandibular (articulação que permite os movimentos da boca).

Os casos de dor orofacial exigem um diagnóstico extenso e minucioso, para se identificar a origem da dor e eleger o tratamento correto para cada situação. Em casos mais complexos, pode estar indicada a colaboração de outras especialidades médicas.

Para tratar uma dor basta tomar analgésicos?

A maioria das pessoas recorre à automedicação com analgésicos ou antinflamatórios para aliviar a dor que surge na região da face ou da boca. No entanto, a dor, por mais simples que pareça, é um sinal de alarme do próprio corpo para algo que está errado. Assim, recomenda-se a consulta médica para o correto diagnóstico e tratamento de cada situação. A utilização errada de medicação reduz a dor, podendo dar a ideia de estar tudo bem e, na verdade, pode piorar a situação.

O que é Disfunção Temporo-mandibular (DTM)?

Disfunção Temporo-Mandibular, corresponde a alterações na parte do nosso corpo responsável pela mastigação – músculos da mastigação e articulação temporo-mandibular. Muitas dores de cabeça, ou supostas enxaquecas, correspondem a dores nos músculos da mastigação.

O Médico Dentista trata dores de cabeça?

Sim. Mas deve ter uma formação teórica e prática específica para diagnosticar o tipo de dor orofacial e, se for o caso, tratá-la. Assim como deve encaminhar devidamente o doente para a especialidade médica certa quando a dor não é da sua área de competência (Neurologia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Psiquiatria, Cirurgia Maxilofacial, etc.).