Periodontia

Voltar

Sobre a especialidade

A especialidade de Periodontia diz respeito às estruturas que suportam os nossos dentes. As gengivas, o osso e o ligamento periodontal (que esta à volta das raízes e ligam o dente ao osso). Com o excesso de bactérias acumuladas ao redor dos dentes ocorre inflamação das gengivas que, sem tratamento, pode evoluir para perda do osso. Desta forma, o dente fica sem suporte e menos seguro na boca.

Na consulta de Periodontia é realizada uma avaliação detalhada de toda a gengiva e osso ao redor dos dentes, e tratamento dos locais com maior acumulação de bactérias, para que exista saúde das gengivas e do osso.

Como se forma o tártaro?

Com o acumular de bactérias nos dentes, estas formam camadas, que crescem em colónias. Com o tempo, estas colónias endurecem, ficando junto ao dente uma “capa dura” que não se consegue remover com a escovagem. A “pedra nos dentes” é responsável pela inflamação das gengivas, do osso, e pela adesão de mais bactérias. O Médico Dentista, através da utilização de ultrassons e instrumentos manuais, consegue remover esse tártaro, recuperando a saúde dos tecidos e o suporte dos dentes.

O que é Periodontite?

A periodontite é uma doença em que existe infeção dos tecidos de suporte dos dentes. O tártaro que se forma em redor dos dentes promove a acumulação de mais bactérias, que levam a inflamação constante das gengivas. Se esta infeção não for tratada se estende ao osso e, com o decorrer do tempo, deixa o dente “descarnado”. A dita “piorreia das gengivas” na verdade é uma periodontite.

Quais os tratamentos realizados no âmbito da Periodontia?

O tratamento mais frequente é a destartarização (“limpeza”), na qual se realiza a remoção do tártaro. Em situações mais graves da doença periodontal, estão indicados tratamentos como raspagem e alisamento das raízes, e cirurgias para limpeza e regeneração dos tecidos perdidos.

Também em periodontia podem ser realizados tratamentos para corrigir defeitos gengivais, como por exemplo recobrimento das raízes (enxertos gengivais), entre outros.