Saúde Oral e Medicina Dentária Preventiva

Voltar

Sobre a especialidade

O Médico Dentista tem um papel importante na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da cavidade oral. No entanto, o paciente, através da higienização diária, tem o papel fundamental na manutenção de uma boa saúde oral.

Para a correta higienização recomenda-se seguir as instruções do Médico Dentista, como escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, utilizar fio e escovilhões dentários. Ainda, deve realizar consultas de prevenção e higienização, com a regularidade indicada pelo seu Médico Dentista.

Mas porquê escovar os dentes?

A nossa boca apresenta condições favoráveis ao crescimento das bactérias. As bactérias aderem aos dentes, onde crescem e produzem ácidos que os vão destruir, provocando cárie dentária. Assim, é necessária a remoção mecânica da placa bacteriana e dos restos de comida que são utilizados pelas bactérias.

Não é mais fácil bochechar com um elixir?

Apesar de aplicação mais simples, os elixires apresentam baixas concentrações de flúor e não incluem a remoção mecânica das bactérias. Assim, a sua utilização não dispensa a escovagem. Ainda, a grande parte dos elixires têm álcool na sua composição, o que não é ideal para a saúde das gengivas. Recomenda-se o bochecho com elixires quando estiver impossibilitado de fazer a escovagem, como por exemplo após refeições num dia de trabalho fora de casa.

Porque os nossos dentes doem e a gengiva sangra?

A grande parte das doenças na cavidade oral, como dor de dentes e sangramento das gengivas, são causadas pelo excesso de bactérias na boca. Assim, para prevenir, é indispensável o acompanhamento regular no Médico Dentista, bem como a prática diária de uma correta higiene oral.