Reabilitação Oral e Implantologia

Voltar

Sobre a especialidade

A perda de dentes provoca redução da eficácia da mastigação, dificuldade na fala e problemas estéticos, alterações que agravam com o tempo. Desta forma, recomenda-se a reabilitação dos espaços edêntulos (desdentados).

Existem várias opções para o tratamento da perda dentária. Desde implantes dentários, a próteses fixas e removíveis ou combinação de ambas. Cada caso é avaliado individualmente e são propostas as melhores opções de tratamento. Os tratamentos de reabilitação oral podem ainda beneficiar de correção ortodôntica prévia.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são raízes dentárias artificiais colocados nos mesmos lugares onde haviam dentes. São utilizados para suportar coroas, pontes ou próteses totais. São a primeira opção para repor dentes perdidos, permitem reabilitar grandes espaços de forma previsível, estética e com grande qualidade de vida para o doente.

Porque optar por uma restauração cerâmica?

No tratamento de cárie extensas, fraturas dentárias, restauração de dentes desvitalizados ou para alterações da forma e cor dentárias estão indicadas as restaurações cerâmicas. Permitem restaurar os dentes de forma altamente estética. As cerâmicas são o material mais resistente, não perdem brilho, nem escurecem. Com a correta adesão destes materiais, a resistência do dente às forças de mastigação é recuperada.

Porque optar por uma prótese fixa?

As próteses fixas, comparativamente às removíveis, restabelecem a função mastigatória e a estética, com mais conforto para o doente. Ainda, podem ser confecionadas com materiais mais resistentes ao desgaste e, assim, mais duradouros. No entanto, o facto de serem fixas e não poderem ser removidas para higienização, requerem do doente uma destreza manual superior para a correta manutenção da saúde e dos resultados alcançados.