Cirurgia Oral

Voltar

Sobre a especialidade

A cirurgia oral é um procedimento bastante comum no dia-a-dia de uma clínica dentária, afinal uma extração dentária é uma cirurgia. No entanto, quando se trata de uma situação cirúrgica mais complicada ou difícil, passamos a usar o termo cirurgia oral.

Está indicada quando é necessário afastar ou remover tecidos (gengiva, osso) para se ter acesso àquilo que tem de ser tratado (dente incluso, quistos, tártaro por debaixo da gengiva, colocar um implante…). Como se torna num procedimento mais extenso e invasivo, exige do médico dentista treino específico e, de preferência, bastante experiência.

Qualquer médico dentista faz cirurgia oral?

Procedimentos mais simples como extrair um dente: sim. Quando são situações mais complicadas como extrair um dente incluso, recomenda-se procurar um Médico Dentista especialista em Cirurgia Oral.

O que é um dente incluso?

Um dente incluso é um dente que ficou por debaixo da gengiva e, muitas vezes, dentro do osso. Quando são dentes da frente, geralmente a própria pessoa nota que alguém está em falta. Se são dentes do fundo ou são dentes a mais, normalmente quem nota é o Médico Dentista. Se não há possibilidade de ser colocado no lugar certo para ser usado na mastigação, eles têm que ser acompanhados ou então removidos. Pois, se permanecem inclusos, em alguns casos podem desenvolver infeções, quistos ou até mesmo lesões mais graves.

Tirar dentes inclusos dói muito?

Hoje em dia, com o uso de medicamentos analgésicos e com o uso de técnicas cirúrgicas delicadas e pouco invasivas, as cirurgias não são dolorosas. Existe um desconforto pós-operatório e algumas limitações ao comer, mas que são bem tolerados seguindo as indicações do Médico Dentista.