Ortodontia e Ortopedia

Voltar

Sobre a especialidade

O facto de os dentes estarem “tortos” (desalinhados) ou quando os dentes de baixo não encaixam bem com os dentes de cima (maloclusão), faz com que muitas pessoas não se sintam bem com o seu sorriso. Para além disso, afeta a autoestima, dificulta a higiene dos dentes e a mastigação dos alimentos. A especialidade de Ortodontia e Ortopedia Facial pode melhorar estas situações. Através de aparelhos fixos nos dentes, com aparelhos apenas encaixados (removíveis) ou alinhadores invisíveis (Invisalign) podem-se movimentar os dentes para uma posição correta e harmoniosa.

O que são alinhadores invisíveis?

Os alinhadores invisíveis são aparelhos para movimentar os dentes. Comparando com os aparelhos convencionais, os alinhadores têm a vantagem de serem altamente estéticos (transparentes) e de poderem ser removidos durante as refeições e higienização dos dentes. Este tratamento depende de um planeamento digital e o número de alinhadores necessários depende da complexidade do tratamento.

O que são aparelhos removíveis?

Os aparelhos removíveis podem ser retirados da boca a qualquer momento. São usados principalmente nas crianças para movimentar os dentes ou orientar o crescimento dos ossos. São menos exatos que os aparelhos fixos, têm um custo menor, e podem ser usados de forma complementar a outros tratamentos ou como aparelhos de contenção (após finalizar o tratamento ortodôntico).

O que são aparelhos fixos?

Os aparelhos fixos são metálicos ou cerâmicos e colados aos dentes, ficando o tempo todo em boca. Assim como os alinhadores invisíveis, estes são mais eficazes na movimentação dos dentes, exigindo um acompanhamento médico mais próximo. Como são fixos, precisam de uma higienização diária mais cuidada para prevenir a acumulação de placa bacteriana, o aparecimento de cáries e inflamação das gengivas.