Odontopediatria

Voltar

Sobre a especialidade

As crianças e os adolescentes não são adultos pequenos. O seu corpo e, em particular, a sua boca são diferentes do adulto. Na infância e na adolescência, existe um desenvolvimento considerável das: estruturas orais, fala, mastigação e deglutição. Neles os dentes de leite, ou dentes decíduos, são importantes para o adequado desenvolvimento geral e, no seu devido tempo, serão substituídos pelos dentes permanentes. Para acompanhar essas situações e tratar de muitas outras mais, o conhecimento necessário é tanto que alguns médicos dentistas se especializam nisso. São os Odontopediatras.

Mas se os dentes de leite vão cair, porque devemos cuidar deles?

Os dentes de leite, para além das suas funções na mastigação, fala, deglutição e desenvolvimento da face, são fundamentais para a correta orientação da dentição permanente, prevenindo que erupcionem (“nasçam”) fora do seu devido lugar. Outro problema é quando infeções passam dos dentes decíduos para a dentição permanente que pode estar ao lado ou mesmo naqueles dentes que ainda não nasceram.

E se perder os dentes de leite antes da hora?

Quando uma criança perde um dente temporário prematuramente, os dentes vizinhos podem inclinar-se, e até chegam a fechar o espaço deixado. Isto impede o “nascimento” do dente permanente, ou altera o seu posicionamento na arcada e influencia negativamente a harmonia dentária.

Com qual idade devo levar meu filho para a consulta de Medicina Dentária?

O acompanhamento deve ser idealmente realizado desde a erupção do primeiro dente, momento em que se inicia a relação de confiança entre a criança e o odontopediatra. A nossa clínica e equipa reúnem todas as condições para uma boa experiência de tratamento.